06 fevereiro 2011

As minhas palavrinhas aos 15 meses

Devem ser dos muitos (tantos!) livros que eu leio...hehe

Biatiz, A Biatiz = Eu
A Mamã
A Mãe
O Papá
O Pai
Mâne = mano (assim mesmo, mâne, à algarvia)
Vôvô
Vóvó
Tia
Kai, Kaiza = Kaiser
Têinha = a minha (nossa) amiga Teresinha
Ana

Titi, Kiti = Kitty
Mimi = as minhas bonecas Mimi e a "Mimi, A Centopeia Multicolor"
Micki = Mickey
Uúca = Ruca
Nôna, Nônô = Noddy
Pauo = Carteiro Paulo
O Dó a Mi = o Dó e a Mi (dos livros "Os Grandes Compositores")
O Póta = Spot (do livro "Where´s Spot?")

Bébé = bebé
A miína = a menina
Mão

Péna, pemba = perna
Baída, biída = barriga
Boca
Meia
Manta
Cóco = dispensa explicações...

Pão
Quêia = queijo
Batata
Banana
Ába, ága = água
Ôua = ovo
Ôpa = sopa
Bibom = biberom
Quiína, caína = colher
Babéta = babete
gá = garfo

Cão
Gagá = gato
Bimby
Uumba = roomba
Póta = porta
Biii = abrir

Ouáá= olá
Cócóua = na escola (o Mano)
Táempé = em pé
Tatááá! = já está
Deita
Upa
Anda, andacá
Bânhe = banho (lol)
Pinta, apinta = pintar, desenhar
Tenda (a nossa tenda azul de brincar)
Um = 1
Dois = dois objectos, dois lápis, dois dedos, etc.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que é Beatriz...mostra aí que as meninas não se calam e aprendem depressa.
Bjocas
Tia Lena

Ana V. disse...

Que gralha! já falas assim tanto?

Gostei de ficar a saber que Ana é uma das palavras do teu léxico iupi!!!!

Ana Amaro da Fonseca disse...

Ela diz Bimby! Adorei!! ;-))